terça-feira, 16 de outubro de 2012

PNE É APROVADO COM 10% DO PIB

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta terça-feira (16) o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a aplicação, em até 10 anos, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da educação. Atualmente, União, estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor por ano. A proposta inicial do governo era ampliar esse percentual para 7% ao longo dos próximos dez anos.
Como foi votada em caráter conclusivo, a proposta não precisa passar pelo plenário da Câmara e seguirá diretamente para análise no Senado. Se aprovada pelos senadores sem alterações de mérito, o texto vai para sanção presidencial.
O PNE define metas para todos os níveis de ensino, da creche à pós-graduação, os indicadores de qualidade da educação, as perspectivas de aumento da remuneração e qualificação dos professores, os critérios para o ensino de jovens portadores de necessidades especiais, entre outros pontos.
Como fonte de recursos para os investimentos em educação, o projeto estabelece a destinação de 50% dos recursos obtidos com a tributação da produção de petróleo da camada pré-sal:  Fonte G1

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GERÊNCIA DA EJA - AO MESTRE COM CARINHO

Mestre
É aquele que caminha com o tempo
propondo paz, fazendo comunhão
despertando sabedoria
 
Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálogo e encaminha
para a aventura da vida
 
não é o que ensina formulas, regras,
raciocinios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.
 
não é aquele que dá de seu saber
mas aquele que faz germinar,
o saber do discípulo
 
mestre é você, meu professor amigo,
que me compreende, me estimula,
me comunica e me enriquece com
sua presença, seu saber e sua ternura,
 
eu serei sempre um discipulo
na escola da vida.
 
Obrigado, PROFESSOR!!!!!!!
hOMENAGEM DA GERÊNCIA DA EJA A TODOS OS PROFESSORES.

HISTÓRICO DO DIA DO PROFESSOR!!!!!

Dom Pedro I, filho do rei de Portugal e da imperatriz Carlota Joaquina, tornou-se príncipe herdeiro em 1801, aos 9 anos de idade, já morando no Brasil.
Vinte e seis anos mais tarde, criou a escola primária do nosso país, através de um Decreto Imperial, no dia 15 de outubro de 1827, a que chamou de “Escola de Primeiras Letras”.
Esse decreto falava também das matérias básicas que deveriam ser ensinadas, da contratação dos professores e de seus salários.
Somente cento e vinte anos depois foi que os professores ganharam um dia especial, no qual eram homenageados pelas escolas, pais e alunos.
Em uma pequena escola de São Paulo, um professor de nome Salomão Becker sugeriu que se tirassem um dia para fazer uma reunião onde discutissem as aulas dadas e as aulas que iriam acontecer, sendo o dia 15 de outubro o escolhido.
A reunião foi um sucesso e, aos poucos, outras escolas foram adotando essa idéia, até que, em 1963, aconteceu a oficialização da data, através do Decreto Federal 52.682, assinado pelo presidente do Brasil, João Goulart.
Outros países também comemoram esta data tão especial. Na Índia a data é comemorada em 05 de setembro, na China em 10 de setembro, na Rússia em 05 de outubro e nos Estados Unidos na primeira terça-feira de março.
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

INCLUSÃO II


Duas candidatas ao cargo de vereador no Rio de Janeiro fizeram as provas abaixo na tentativa de comprovar sua alfabetização e concorrer nas eleições deste ano. A primeira disse: "De claro que não posunho mei um Beis" (Declaro que não possuo nenhum bem) e "De claro que eu curcei até 6 ano". Sua colega declarou, como escolaridade, "Primário compreto". As cartas são um recorte das centenas de candidatos que precisam provar não serem analfabetos, sendo que alguns têm a candidatura indeferida e outros conseguem concorrer.

INCLUSÃO

A quantidade de matrículas de pessoas com deficiência na educação superior aumentou 933,6% entre 2000 e 2010. Estudantes com deficiência passaram de 2.173 no começo do período para 20.287 em 2010 — 6.884 na rede pública e 13.403 na particular. O número de instituições de educação superior que atendem alunos com deficiência mais que duplicou no período, ao passar de 1.180 no fim do século passado para 2.378 em 2010. Destas, 1.948 contam com estrutura de acessibilidade para os estudantes.