quarta-feira, 28 de novembro de 2012

IBGE: 37,9% DOS JOVENS BRASILEIROS ABANDONAM OS ESTUDOS; INDICE NA EUROPA É DE 16,9

Índice de jovens brasileiros a abandonarem estudos precocemente é maior que o dobro da taxa europeia. Entre os homens, 37,9% dos jovens entre 18 e 24 anos deixam a escola antes do tempo previsto. Na Europa, apenas 16,9% dos homens na mesma faixa etária abandonaram o estudo.
Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e são informações complementares retiradas da Pnad 2011 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). As estatísticas europeias são da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
Entre as mulheres, a taxa de evasão escolar é mais baixa: 26,6% das brasileiras entre 18 e 24 anos deixaram a escola antes do tempo. Na Europa, o índice feminino de evasão é de 12,4%.
Apesar da alta taxa de evasão escolar, a escolaridade média dos brasileiros nessa faixa etária cresceu entre 2001 e 2011. Os jovens estudaram em média 9,6 anos em 2011 --em 2001, a escolaridade média era de 7,9 anos. Subiu também a proporção de jovens de 18 a 24 anos que possuíam 11 anos ou mais de estudo, passando de 33,7% para 54,1%.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

NOTÁVEIS NEGROS DA HITÓRIAIS

 
 André Rebouças,  Engenheiro militar, bacharelado em ciências físicas e matemáticas, André Rebouças foi empreendedor, secretário do Instituto Politécnico e fervoroso abolicionista, lutando contra a escravidão ao lado de Joaquim Nabuco e outros. Monarquista, exilado em 1889, enfrentou graves problemas, financeiros e emocionais, até o suicídio, em 1898
 Machado Assis, Pobre, mulato, epilético e autodidata, Machado Assis (aqui retratado em diferentes momentos de sua vida) é exemplo de superação. Além de genial escritor, ele fundou a Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil,  Brasileiro de fama internacional, Gilberto Gil somou à bem-sucedida carreira de cantor e compositor - que já lhe granjeou, dentre outros, quatro prêmios Grammy - a de político: de vereador na Câmara Municipal de Salvador (BA), representando o Partido Verde, passou a ministro da Cultura, cargo que exerceu de janeiro 2003 a julho de 2008
Nelson Mandela, O sul-africano Nelson Mandela, pertencente à etnia Xhosa, já tem seu lugar garantido na história da humanidade. Primeiro membro de sua família a frequentar uma escola, Mandela é um símbolo da resistência contra todas as formas de segregação racial. Depois de 27 anos preso, tornou-se o primeiro presidente negro de seu país
Matin Luther King  Filho e neto de pastores protestantes batistas, Martin Luther King Jr. (foto) inspirou-se nas ideias do líder indiano Mahatma Ghandi para se tornar o maior expoente da luta, por vias pacíficas, contra as leis racistas dos EUA e em defesa da conquista de direitos civis para os negros. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz e lutou contra a Guerra do Vietnã


Barack Obama, Formado em Ciências Políticas pela Universidade Columbia, e em Direito pela tradicional Universidade de Harvard, Barack Hussein Obama tornou-se, em 2008, o primeiro presidente negro dos EUA. Cariksmático, Obama chegou ao poder em meio a grave crise econômica
 
Edson Arantes do Nascimento,Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol. Seu milésimo gol foi marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, em sua 909º partida, Vasco da Gama 1 x 2 Santos. Ao ser cercado pelos repórteres, Pelé disse: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas"
 
 



DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Há mais de 30 anos, o poeta gaúcho Oliveira Silveira sugeriu que se comemorasse em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra, pois essa data era mais significativa para a comunidade negra brasileira do que o 13 de maio. "Treze de maio traição, liberdade sem asas e fome sem pão", assim definia Silveira o Dia da Abolição da escravatura em um de seus poemas, referindo-se à lei que libertou os escravos, mas sem lhes dar condições de trabalhar e viver com dignidade.

Em 2003, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal criando esse dia. A mesma lei tornou obrigatório nas escolas o estudo sobre história e cultura afro-brasileira. A idéia é ensinar aos alunos de todo o país a história dos povos africanos, a luta dos negros no Brasil e a influência do negro na formação da sociedade nacional.

O dia 20 de novembro é aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos. Ele é considerado símbolo da resistência contra a escravidão, por isso, as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil definiram esse dia para manter viva a memória dessa figura histórica e sua importância na luta pela libertação dos escravos.

INCLUSÃO

A edição de 2012 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano, está sendo implementada em 309 municípios, com 104.804 pessoas matriculadas. A iniciativa, que tem duração de 18 meses, combina elementos essenciais para a formação integral de jovens de 18 a 29 anos a partir da efetiva associação entre a elevação da escolaridade e a qualificação profissional com a promoção de experiências de atuação social na comunidade. A elevação da escolaridade se dá por meio da conclusão do ensino fundamental; a qualificação profissional, com a certificação de formação inicial.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

LIVRO DE RECEITAS

Alunos da Educação de Jovens e Adultos das Escolas Nadyr Alegretti, Midufo Vada, Milton Santos e Aniceto Matti estão confeccionando nas aulas de informatica um livro de receitas, toda semana eles pesquisam e digitam uma receita com foto do prato pronto. Está ficando uma delicia!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MERCADANTE DIZ QUE VAI CONTINUAR LUTANDO PARA QUE RECURSOS DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO SEJAM PARA A EDUCAÇÃO

             O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (8), em entrevista ao final da solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que vai continuar “lutando” para que os recursos provenientes dos royalties do petróleo sejam completamente investidos em educação.
            “A Câmara [dos Deputados] aprovou o PNE [Plano Nacional de Educação], em que está previsto dobrar o investimento em educação nos próximos dez anos, mas não definiu nenhuma fonte concreta para que isto ocorra. Não basta dizer onde nós devemos chegar, tem que dizer como chegaremos lá, qual a fonte do orçamento que vai aumentar a fonte para educação. A presidenta Dilma propôs um caminho, que todo os royalties do petróleo dos estados, dos municípios e da União fossem para a educação.               
             Nós vamos continuar perseguindo essa meta”, defendeu Mercadante.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

         Governo Federal lança na próxima quinta-feira o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em cerimônia no Palácio do Planalto. O pacto é um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.
         De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o pacto foi construído em conjunto com todos os secretários estaduais do setor e terá a adesão de cerca de 5,3 mil municípios. As redes municipais e estaduais têm que aderir ao programa para receber recursos e o apoio técnico do Ministério da Educação.
         "Temos várias universidades trabalhando nesse projeto, material didático, a formação dos professores alfabetizadores. No Sul do País, as crianças nessa idade (8 anos) que não são alfabetizadas são 5%. No Nordeste, 28 % das crianças não aprendem a ler e escrever na idade certa", disse Mercadante, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
           A intenção da iniciativa, segundo o ministro da Educação, é tornar a alfabetização na idade certa "a prioridade das prioridades". Conforme Mercadante, "só dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática é que as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar".
            A portaria que estabelece as regras do pacto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de julho. Entre as ações previstas está a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização. A iniciativa vem suprir a falta de um exame oficial que indique se crianças estão sendo alfabetizadas ou não na idade correta.